“Digital Citizenship Academy: young children becoming social actors in their own lives” foi o tema do webinar dinamizado pelo investigador Vitor Tomé, a 27 de abril, no âmbito do ciclo de webinars “Children, Youth and Digital Media 2022”, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo como público preferencial os alunos em mobilidade Erasmus.
Durante o webinar, que teve a duração de duas horas, foi apresentada o projeto ‘Digital Citizenship Academy’ (2015 – …; Caneças, Lisboa, Portugal), um projeto de investigação em curso de base comunitária cujos principais atores são crianças do pré-escolar e do ensino primário. Este projeto está associado ao projeto IBERIFIER, numa lógica exploratória e prospetiva, pois centra-se em crianças de idades inferiores aos grupos etários alvo.
Os resultados mais visíveis do projeto (um jornal escolar, quer impresso quer online, um Canal YouTube e um manual de boas práticas da autoria de investigadores e professores) e os menos visíveis (o modelo de intervenção que está a ser implementado, os resultados das formações de professores e as parcerias cruciais) foram discutidos e partilhados durante o webinar.
Em fevereiro, dia 2, Vítor Tomé participou também na “Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning” com uma apresentação subordinada ao tema “Digital Citizenship Education, da teoria à prática”, que se destinou a alunos estrangeiros que frequentam o Instituto Politécnico de Setúbal.