O site “Media & Learning”, da associação sediada na Bélgica (2012), que tem como objetivo promover o uso dos meios de comunicação de forma inovadora e criativa, destacou o trabalho desenvolvido pela Associação Literacia para os Média e Jornalismo, na edição de 3 maio. A peça sublinhou a formação desenvolvida junto de 15O jornalistas e 250 professores.
O artigo revela como este organismo português, criado em 2017, e parceiro desde 2021 do projeto Iberifier, tem promovido a literacia mediática recorrendo a jornalistas, investigadores e professores https://media-and-learning.eu/type/featured-articles/media-literacy-school-projects-how-can-journalists-train-teachers/?fbclid=IwAR23Xssb6xNnsS3FYq_HgakZ9DnbBAQcT_ahbUIOOq8GweyeMFQnbtnXgRY&utm_source=https://media-and-learning.eu/type/featured-articles/media-literacy-school-projects-how-can-journalists-train-teachers/%3Ffbclid%3DIwAR23Xssb6xNnsS3FYq_HgakZ9DnbBAQcT_ahbUIOOq8GweyeMFQnbtnXgRY . As formações prestadas a estes profissionais são a ponte para disseminar a mensagem junto de alunos do ensino básico e secundário.
Com a colaboração e incentivo dos professores, os estudantes têm criado os seus próprios projetos na área dos média, que incluem desde jornais nas redes sociais, a iniciativas pontuais, como exposições e conferências.
Refira-se que depois dos cursos, os professores continuam a ser apoiados com materiais e atividades e muitos dos projetos dos alunos têm também sobrevivido à fase da implementação, mantendo-se vivos nas escolas.