Miguel Crespo explicou como nasceu e cresceu o projeto “Literacia para os Media e Jornalismo”, desenvolvido por um grupo informal de voluntários, ligado ao Sindicato dos Jornalistas, que tem vindo a preparar jornalistas e académicos para fornecerem formação aos professores. O objetivo é que estes se sintam preparados para desenvolver ações de literacia mediática junto dos alunos nas suas escolas. A intervenção decorreu durante o IV Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência, Scicom, dia 11 de maio, em Ponta Delgada, Açores.
O investigador do CIES-ISCTE apresentou o tema “Formar quem ensina: jornalistas e professores promovem literacia para os media”. O projeto original, refira-se, formou mais de 250 professores através do “workshop” “Literacia, Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos média”. A relevância e efetividade da iniciativa serviu de base inspiradora ao projeto maior Iberifier, Observatório Ibérico de Média Digitais, que, entre os seus objetivos, desenvolve formações de literacia mediática contra a desinformação.
O encontro ibérico, que resulta de uma parceria entre a Rede SciComPt e a Asociación Española de Comunicación Científica (AEC2), teve como tema principal nesta edição: “Pára, escuta e age: refletir no passado para
construir o futuro”.
A iniciativa Scicom pretende conhecer a realidade dos profissionais comunicação e jornalismo de ciência de ambos os lados da fronteira, seus desafios e soluções aplicadas para a resolução dos problemas.