Uma recolha de dados exaustiva permitiu identificar 1248 meios informativos em Portugal. Este é um dos dados preliminares da pesquisa levada a cabo, desde o início de 2022, pela equipa IBERIFIER portuguesa, que foi apresentado na conferência anual European Media Management Association, EMMA, que decorreu em Munique, este 17 de junho.
Miguel Crespo, coordenador do projeto do Observatório Ibérico de Média Digitais, apresentou os primeiros resultados do estudo, na reunião anual da EMMA. As marcas de média partiram na lista oficial da Entidade Reguladora para a Comunicação Social mas foram além dela e incluem títulos que ainda não estão registados.
As categorias adotadas para o mapeamento português seguiu o modelo realizado em Espanha, e no qual se concluiu que 47,3% dos meios informativos espanhóis nasceram em contexto online.
Em Espanha, a pesquisa deu origem ao livro “Media Nativos Digitais” (2021), que contou com a coordenação de Ramón Salaverría e Maria del Pilar Martinez-Costa.
Refira-se que que, em Espanha, a distribuição de meios é desigual: com cerca de 45% destes localizados em Madrid e Barcelona.