O debate partiu da questão: pode a literacia dos média combater a desinformação? Ao que se acrescentou: será efetivamente a melhor solução. Depois de discutidas práticas adotadas, experiências realizadas em escolas, ficou claro, segundo resume Vítor Tomé, que participou na conferência “Europe tackles information chaos”, “A Europa enfrenta o caos da informação”, realizada a 23 de setembro, que a literacia dos media não é a única chave para resolver o problema.
A alfabetização para os média não é “a” solução, mas parte da solução, explicou o investigador especialista em literacia dos média, também professor universitário na Universidade Autónoma, em jeito de síntese das abordagens apresentadas no encontro promovido pelo Observatório Central Europeu dos Média Digitais, CEDMO International Conference. A sua participação está disponível a partir do 1.43 horas. https://www.youtube.com/watch?v=eenbQrZ0zAo
O IBERIFIER foi representado pelo investigador Vítor Tomé, que participou no debate à distância, via online. Participaram, entre outros, Divina Frau Meigs, Université Sorbonne Nouvelle, Maia Klaassen, da University of Tartu.