O Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, IPPPS e o Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, preparam uma pós-graduação que se foca nos processos da informação, seu reverso ou anomalia, desinformação, e estratégias práticas de verificação. A primeira fase de inscrições está a decorrer e fecha a 9 de janeiro. Haverá bolsas de mérito para alunos africanos provenientes de países onde o português é língua oficial.
O objetivo é aperfeiçoar conhecimento neste vasto domínio da comunicação e do jornalismo, ainda que o curso possa ser frequentado por qualquer licenciado que esteja interessado no reforço das suas competências. https://ipps.iscte-iul.pt/index.php/formacao/pos-graduacao/1147-pos-graduacao-em-fact-checking-desinformacao-e-informacao
Serão oferecidas quatro bolsas aos melhores qualificados entre os estudantes provenientes dos países de língua oficial portuguesa, PALOP, cujo valor será equivalente a 50% da propina.
A formação foi desenvolvida pelo projeto de investigação Observatório Ibérico dos Media Digitais e da Desinformação, IBERIFIER, que se insere no European Digital Media Observatory, EDMO, e conta com o parceiro “Polígrafo”.