Miguel Crespo explicou no podcast “Pergunta Simples” que a desinformação não é um processo linear, não é um conteúdo que vai afetar um sujeito tábua rasa. “A desinformação tem muito a ver com crenças”, disse. Deu o exemplo que costuma apresentar aos seus alunos estudantes universitários. A filha aborda o pai que está a ler no computador e diz-lhe: “Isso são notícias falsas”. Ao que o progenitor responde: “Mas é isto exatamente o que eu penso”. O investigador da equipa IBERIFIER foi o convidado do programa de Jorge Correia no qual se exploram e aprofundam temas relacionados com dilemas da comunicação. O pretexto foi o lançamento dos primeiros resultados IBERIFIER divulgados a 15 de fevereiro.
“Uma boa campanha de informação ou de desinformação é aquela que chega às pessoas e lhes diz o que elas pensam”, declarou Miguel Crespo, a certa altura, durante a conversa. A desinformação atua junto de pessoas que já pensam de determinada maneira, sintetizou.
A respeito do trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipa IBERIFIER, Miguel Crespo destacou os 27% dos municípios portugueses que não tem qualquer produção noticiosa própria e o risco que isso acarreta para as populações locais. Afinal, quem verifica a informação que é fornecida em sites que não são assegurados por jornalistas, perguntou.
Por outro lado, o mapeamento dos média digitais produzido pela equipa IBERIFIER detectou projetos de média locais independentes que conseguiram encontrar caminhos de sustentabilidade novos e algumas transformações em curso. Existem no Algarve, na zona Centro. Parte do problema da escassez de jornalismo local deve-se ao facto de os agentes económicos locais não estarem habituados a contribuir para o jornalismo. “Estão mais habituados a contribuir para o futebol”.
Durante o programa, são analisadas as principais conclusões do “Mapeamento dos Média Digitais em Espanha e Portugal” e do “Impacto da desinformação na indústria de média em Espanha e Portugal”. O estudo conclui, por exemplo, “que a desinformação chega de uma forma esmagadora a toda a gente”: 90% dos ouvidos, mais de 500 inquiridos em Portugal, contactou com desinformação no último mês. Mais resultados em Resultados | Iberifier.
O podcast pode ser ouvido na íntegra em diferentes plataformas:
Apple https://bit.ly/3i6P5a3
Spotify https://spoti.fi/3kb07qm
Google https://bit.ly/2H8bW2t