O curso sobre desinformação, “Literacia Digital em ação contra a desinfomedia”, que está a ser promovido pela equipa portuguesa do IBERIFIER, juntou no dia 15 de março jornalistas séniores e estudantes de jornalismo em Coimbra. Participaram profissionais da revista nativa digital, “CoimbraCoolectiva” cuja linha conceptual é o jornalismo de soluções, da estação TSF local e estudantes do curso de Jornalismo do Instituto Superior Miguel Torga, ISMT.
Além da descoberta da desinformação em múltiplos formatos, os jornalistas e futuros profissionais de informação destacaram a reflexão sobre o que deve ser hoje o trabalho jornalístico e o papel da verificação. Sobressaiu a conclusão da crescente necessidade de verificar, verificar minuciosamente, no ecossistema mediático, marcado pelo facilitismo da produção e disseminação. Houve também quem lembrasse que tal missão sempre foi um eixo central ao exercício do jornalismo. O uso de novas ferramentas, aplicações específicas para analisar materiais como fotografias e vídeos, fechou a sessão.
A curso teve lugar no “Co-work” da Câmara Municipal de Coimbra, que se situa no Pátio da Inquisição, onde a revista tem neste momento a sua redação.