Miguel Poiares Maduro, diretor científico do Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas, Fernando Esteves, diretor do Polígrafo, e Dina Margato, em representação do IBERIFIER, debateram o tema “Os riscos da desinformação, fact-checking e a ética do Jornalismo”, dia 4 de abril, no auditório das instalações da Agência Lusa. A sessão integrou o Programa de Formação do Parlamento Europeu para Jovens Jornalistas, promovido pela Agência Lusa e o Parlamento Europeu.
A sessão em formato mesa redonda destinou-se a um grupo de jovens jornalistas que trabalham para vários órgãos de comunicação social nacionais. Os temas abordados incluíram a identificação dos principais riscos de desinformação na prática jornalística e em ambiente de eleições; o mapeamento dos instrumentos disponíveis para que os jornalistas conduzam à verificação de fatos e identifiquem e relatem a desinformação.
A sessão foi muito participada. Os jovens aproveitaram para apontar as dificuldades diárias sentidas no interior das redações, com especial destaque para a gestão do tempo e a pressão para publicarem, o que, como relataram, não facilita a verificação.