A desinformação conheceu novos focos das Eleições Legislativas de março para as Eleições Europeias de junho. A monitorização destes conteúdos realizada pelo laboratório MediaLab, do ISCTE, conclui que o tema da corrupção foi substituído pelo da imigração, declaram Gustavo Cardoso, coordenador do MediaLab e o responsável por esta análise, o investigador José Moreno.
“Já não há ninguém a quem tirar o poder, porque aquele que se queria tirar do poder [PS] já lá não está”, explicou Gustavo Cardoso à agência Lusa. Por isso, foi preciso “encontrar uma nova narrativa”.
Este trabalho resultou de uma parceria estabelecida entre o MediaLab e a Comissão Nacional de Eleições, a que a Lusa se associou, com a objetivo de prevenir disseminação de notícias distorcidas com interesses políticos determinados à partida. A foto é da autoria de Manuel de Almeida, fotógrafo da agência Lusa.
Foram publicadas várias notícias. https://combatefakenews.lusa.pt/desinformacao-da-corrupcao-nas-legislativas-a-imigracao-nas-europeias/
https://combatefakenews.lusa.pt/cansaco-eleitoral-explica-menos-desinformacao-nas-europeias/
https://combatefakenews.lusa.pt/chega-autor-e-vitima-de-desinformacao-nas-europeias/