O projeto IBERIFIER está a desenvolver várias iniciativas na área da literacia, nomeadamente, formação destinada a jornalistas, professores, de forma a poder chegar da melhor forma aos alunos na escolas. Para preparar estas ações, foram criados manuais próprios para o efeito, planeados especificamente para formadores, jornalistas e professores. Vítor Tomé, especialista em literacia dos média e membro da equipa Iberifier, apresentou o trabalho desenvolvido em Portugal no encontro “European Digital Media Observatory update on Media Literacy Iniciatives. Media Literacy Expert Group of the European Commision, que decorreu a dia 24 de Novembro.
“Foi muito interessante porque, assim, os membros daquele grupo permanente ficaram com a ideia do trabalho em curso. O ‘feedback’ foi muito positivo”, disse Vítor Tomé, investigador do Centro de Investigação em Ciências Sociais, CIES.
A reunião do grupo de peritos da Comissão Europeia permitiu acompanhar os projetos nesta área que estão a ser desenvolvidos noutras latitudes.
O painel conduzido pela investigadora Emma Goodman, que pertence ao departamento Media e Comunicação, da London School, contou ainda com a descrição do trabalho desenvolvido pelos Observatórios nórdico, com a participação dos investigadores Kari Kivinen e da Chéquia, com Lucie Stastna.