O Iberifier desenvolveu uma atividade exploratória que consistiu na criação de uma campanha de sensibilização da população para a necessidade de verificar informação. A iniciativa decorreu dia 12 de setembro, na Escola Secundária Horace Silver, na cidade de Porto Inglês, na Ilha do Maio, em Cabo Verde.
Desenvolvida em parceria com a ONGD Magnaligue e com a delegação do Ministério da Educação na Ilha do Maio, a atividade contou com a participação de 24 professores, do 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário.
Após a discussão sobre o contexto e as características de uma campanha que pudesse ser bem sucedida na Ilha do Maio, os docentes definiram audiências, estrutura temporal e criaram mensagens, em crioulo e português, que será posteriormente selecionadas para serem publicadas regulamente na página web e na página Facebook da escola.
As atividades de desenvolvimento e análise de impacto da campanha serão desenhadas em atividades a desenvolver online, sendo posteriormente implementada a campanha. Esta foi a primeira atividade do Iberifier em termos de design e implementação de campanhas de literacia dos media em países de língua oficial portuguesa e espanhola, podendo assim informar o plano global, que está a ser desenhado pelo verificador de factos espanhol Maldita.