Melhor antídoto é a dúvida

Não aceitar tacitamente a informação só porque foi partilhada por um amigo e consultar fontes credíveis e as fontes das fontes, são algumas das recomendações para evitar os efeitos da desinformação relativa à guerra da Ucrânia, sintetizou Miguel Crespo, coordenador do projeto Iberifier, no programa “Conselho de Guerra”, transmitido pela rádio TSF, no dia 11 de março. O melhor antídoto para a desinformação é a dúvida, sublinhou.

No que se refere a um balanço do que tem sido mais comum acontecer em termos de informação, nos primeiros 15 dias de guerra, sobressai o recurso a fotos antigas de guerra e do conflito na Síria, onde tem sido usado armamento e tropas semelhantes. Em quantidade, têm vindo a circular no mundo Ocidental mais narrativas favoráveis à Ucrânia do que à Rússia e a tendência é aceitar as primeiras.

Isto acontece, explica o investigador do ISCTE, porque prevalece o mecanismo de validação sobre o que vai ao encontro das nossas posições, e essa particularidade justifica, aliás, o êxito da desinformação. “O Ocidente tomou o lado da Ucrânia, provavelmente com razão, e isso afeta o que aceitamos como verdade ou mentira”.

No mesmo programa, Luís Filipe Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas, manifestou-se contra a suspensão da transmissão dos dois canais russos na Europa. O bloqueio, defendeu, tornou o trabalho dos jornalistas mais difícil, uma vez que deixaram de ter elementos para relatar aquela parte da narrativa.

Otros artículos

Spain & Portugal fact-checking brief – Q2 March-May 2025

Iberifier-ReportQ2Download

EDMO: Best of fact-checking by country

The European Digital Media Observatory (EDMO) showcases the most important fact-checking efforts across Europe through an interactive map. More information here.

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática – Madrid, 11 septiembre 2025

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática Fecha: Jueves, 11 de septiembre de 2025, de 9:30 a 14:00Lugar: Aula Magna, Edificio Alumni, Universidad de Navarra (c/ Marquesado de Sta. Marta, 3, 28027 Madrid)Inscripción: Gratuita Una jornada...

Plataforma internacional de IA para facilitar verificação de factos conta com organizações IBERIFIER

Os verificadores da chancela IBERIFIER - Maldita.es, Newtral, Polígrafo, Verificar - fazem parte da nova ferramenta Global Fact - Check Bot, uma iniciativa desenvolvida pelos membros do organismo que certifica "fact-checkers", o Internacional Fact...

Como encaram as diferentes gerações os desafios colocados pela Inteligência Artificial?

Miguel Crespo explicou aos bibliotecários portugueses como funcionam as principais aplicações de Inteligência Artificial, IA, quais as vantagens e fragilidades de cada uma delas, que desafios está a colocar às diferentes gerações e como...