O encontro que reuniu académicos, profissionais dos média, e o representante do Sindicato dos Jornalistas, debateu, a 19 de maio, no palácio Foz, em Lisboa, várias temáticas relacionadas com a desinformação e o presente da desinformação. Miguel Paisana, investigador do Obercom e membro da equipa IBERIFIER, destacou deste encontro a reflexão sobre o papel da confiança na mitigação da desinformação. O mote da conferência organizada pela Associação Portuguesa da Imprensa era o “Papel do Estado na Luta contra a Desinformação e na sustentabilidade da imprensa”.
Foram ainda discutidos temas como o efeito da pandemia no consumo de notícias e a perceção da legitimidade de conteúdos transmitidos via online. Evidenciou-se a esse respeito o papel dos média locais e regionais na transmissão de narrativas sobre o Covid-19, que ajudaram por um lado a descentralizar a informação e, por outro lado, a aproximar os leitores dos meios informativos.
A crescente litoralização e urbanização dos media foi outro dos temas fortes da conferência. À semelhança do observado com as dinâmicas demográficas, as sedes e redações das marcas de media concentram-se cada vez mais nas zonas urbanas e litorais, estando o interior a tornar-se num vazio de notícias com o desaparecimento dos media locais.
Além de Miguel Paisana, participaram neste encontro, entre outros, Giovanni Ramos, da Universidade da Beira Interior, Patrícia Duarte, da Região de Leiria, Paulo Ribeiro, Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Luís Filipe Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas.