Televisão: Qual será o lugar das emoções na política?

“Os cidadãos criticam os políticos por estarem fora da realidade mas as emoções fazem parte da realidade”, referiu Miguel Crespo, no programa “Linha da Frente”, intitulado “Os políticos também dançam”, transmitido em horário nobre na estação pública RTP, dia 5 de janeiro. O investigador e coordenador do IBERIFIER apontava esta incoerência por causa da avalanche de críticas de que foi alvo Sanna Marin, primeira-ministra finlandesa, protagonista de um vídeo polémico, no qual surgia a dançar entre amigos.

Outro aspeto diferenciador é o fato de se tratar de um homem ou uma mulher a mostrar vulnerabilidade nos média. “Associa-se o chorar e o emocionar a uma característica feminina”, disse. “Se uma mulher chora é porque é mulher, se é um homem é porque é um fraco”. Aliás, regra geral, sublinhou ainda: “os políticos esquecem-se que são pessoas e as pessoas que políticos são pessoas”.

O programa partiu do vídeo com a governante finlandesa que se tornou viral mas também analisa vários outros casos internacionais e nacionais, como o acontecimento de a líder europeia Ursula von der Leyen ter sido relegada para um sofá na recepção pelo presidente turco, enquanto o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, ocupou a cadeira com destaque; e o choro de da ex-ministra Marta Temido.

O afastamento dos jovens da política, segundo um dos jovens ouvidos no programa, Rodrigo, 17 anos, estudante de Ciências Políticas, deve-se fundamentalmente à “padronização da política” e “à falta de ideias novas”. O estudante defende que os políticos devem mostrar-se como pessoas. Rodrigo planeia criar um partido novo.

Participaram ainda neste programa a deputada Isabel Moreira, ex-ministra Constança Urbano de Sousa, a atriz e dramaturga Cláudia Lucas Chéu, a especialista em imagem Adelaide Nunes. A peça é assinada pela jornalista Sandra Vindeirinho.

A emissão completa: https://www.rtp.pt/play/p11145/linha-da-frente

Otros artículos

Spain & Portugal fact-checking brief – Q2 March-May 2025

Iberifier-ReportQ2Download

EDMO: Best of fact-checking by country

The European Digital Media Observatory (EDMO) showcases the most important fact-checking efforts across Europe through an interactive map. More information here.

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática – Madrid, 11 septiembre 2025

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática Fecha: Jueves, 11 de septiembre de 2025, de 9:30 a 14:00Lugar: Aula Magna, Edificio Alumni, Universidad de Navarra (c/ Marquesado de Sta. Marta, 3, 28027 Madrid)Inscripción: Gratuita Una jornada...

Plataforma internacional de IA para facilitar verificação de factos conta com organizações IBERIFIER

Os verificadores da chancela IBERIFIER - Maldita.es, Newtral, Polígrafo, Verificar - fazem parte da nova ferramenta Global Fact - Check Bot, uma iniciativa desenvolvida pelos membros do organismo que certifica "fact-checkers", o Internacional Fact...

Como encaram as diferentes gerações os desafios colocados pela Inteligência Artificial?

Miguel Crespo explicou aos bibliotecários portugueses como funcionam as principais aplicações de Inteligência Artificial, IA, quais as vantagens e fragilidades de cada uma delas, que desafios está a colocar às diferentes gerações e como...