IBERIFIER em Cabo Verde: “Desinformação é como a poluição para o jornalismo”

As comemorações oficiais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado a três de maio, realizadas na cidade da Praia, em Cabo Verde, contaram com a presença de Miguel Crespo. O investigador do projeto IBERIFIER aproveitou as referências ao Atlântico, proferidas em painel anterior, para comparar o problema da desinformação com o da poluição no mar. “Pode ser comparável à poluição dos oceanos, a desinformação é hoje como a poluição para o jornalismo”.

“Moldar um Futuro de Direitos – Liberdade de expressão como motor de todos os outros direitos humanos”, o nome da conferência, organizada pela Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), contou com a presença do secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, embaixador português em Cabo Verde, Paulo Lourenço, o embaixador dos Estados Unidos da América, Jeff Daigle, e a embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Carla Grijó, entre outros. https://www.facebook.com/jornalistascaboverdeajoc/videos/1388398688608133?locale=pt_BR

Nos dias quatro e cinco de maio, Miguel Crespo lecionou dois “Masterclass: Fake News e Fact Checking. Os desafios do jornalismo nas plataformas digitais”: um em Assomada e outro na Praia (ver cartaz).

Este conjunto de iniciativas aconteceram a convite da AJOC e com o apoio da representação da União Europeia em Cabo Verde. Miguel Crespo esteve no Palácio da Presidência, na Assembleia Nacional e realizou depois um périplo por universidades – Universidade de Santiago, na Assomada, Universidade de Cabo Verde e Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, na Praia – em representação do IBERIFIER – Observatório Ibérico dos Media Digitais e da Desinformação.

A metáfora da poluição foi explicada na parte inicial da sua apresentação no dia Mundial da Liberdade de Imprensa, recorrendo a autores como Claire Wardle. “Do ponto de vista da informação, a poluição é exatamente igual à desinformação”, referiu. “Tudo o que é hoje comunicação não jornalística é para o jornalismo um problema quando essa comunicação é desinformação”, declarou. E o primeiro problema, no ponto de vista do cidadãos, é reconhecê-la.

Miguel Crespo apresentou alguns exemplos, que fez acompanhar de alguns alertas. Quando há promessas que resolvem problemas no momento, devemos desconfiar”. A análise da linguagem e das intenções pode ajudar a desmontar esse tipo de conteúdo, disse. Se essas peças mascaradas de notícias usam muitos adjetivos ou oferecem uma resposta fácil, resolvem todos os nossos problemas, desconfie, recomendou.

Para o investigador, especialista em novos média, a desinformação influencia a forma não só como cada um age no seu dia a dia como a própria estabilidade democrática. “Quando os partidos políticos ou grupos políticos se opõem uns aos outros e utilizam a desinformação para fazer a oposição, isso tem consequência em todas as instituições”.

A sessão terminou com a explicação de que o “problema da desinformação não se resolve por decreto”, como sublinhou. “Não é um alvo fácil, não vem de um só sítio”, disse. Os sistemas automáticos podem evitar uma parte, a verificação a posterior também, referiu, mas a melhor forma é ensinar estes jovens – e dirigiu-se para a plateia – a lidar com o fenómeno.

Este conjunto de iniciativas aconteceram a convite da AJOC e com o apoio da representação da União Europeia em Cabo Verde. Comecei pelo Palácio da Presidência, fui até à Assembleia Nacional e depois seguiu-se um périplo por universidades (Universidade de Santiago, na Assomada, Universidade de Cabo Verde e Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, na Praia), em representação do IBERIFIER – Observatório Ibérico dos Media Digitais e da Desinformação.

POSTER MASTER CLASS final

Otros artículos

Conferência ISCTE: “Se formamos as nossas opiniões tendo por base factos falsos, elas não refletem o que é genuinamente a nossa vontade”

Miguel Poiares Maduro, professor do Instituto Universitário Europeu de Florença, ex-governante, presidente do Conselho Consultivo do European Digital Media Observatory, EDMO, de que faz parte o IBERIFIER, explicou a importância de combater a desinformação...

Bruxelas: Importância da formação destinada a jornalistas e da preparação dos jovens para a cidadania digital

Vitor Tomé, especialista em literacia para os média, membro da equipa de investigadores do IBERIFIER, participou na Semana Europeia da Juventude, que decorreu entre 12 e 19 de abril, no Parlamento Europeu, em Bruxelas....

Eleições em Portugal: MediaLab detecta anúncios políticos pagos por empresas estrangeiras em Portugal

Os investigadores do laboratório de média, MediaLab, do ISCTE - IUL, coordenados por Gustavo Cardoso, também responsável pelo IBERIFIER em Portugal, descobriram sinais de interferência externa na comunicação relacionada com a campanha política, que...

Conferência em Bruxelas: Formação em literacia nas universidades está no começo

No encontro de especialistas em Literacia para os Média, "Media literacy matters" https://www.mediawijs.be/en/medialiteracymatters, que decorreu em Bruxelas, de 27 de fevereiro a 1 de março, debateu-se, entre outros temas, o papel das iniciativas que...

Iberifier asesora al Congreso de los Diputados con evidencia científica sobre desinformación

La Oficina C, Oficina de Ciencia y Tecnología del Congreso de los Diputados en España, ha publicado recientemente un informe sobre Desinformación en la era digital. Este documento reúne evidencia científica en torno a...