12 grupos de jornalistas formados nas oficinas IBERIFIER de desinformação e verificação

O “workshop” “Literacia Digital contra a Desinformação” destinado a jornalistas teve 12 edições este ano em Portugal. O programa do curso, produzido e lecionado pelas equipas IBERIFIER, inclui reflexão sobre o que é desinformação, identificação de conteúdos falsos ou distorcidos, compreensão do fenómeno, história da verificação, metodologias a adoptar e pesquisas avançadas na internet, de fotos e vídeos.

Uma parte dos “workshops” integrou um curso de “Jornalismo de agência” promovido pela Agência Lusa, que juntou várias formações especializadas para os jornalistas e editores da agência Lusa, de que é exemplo: cuidados de escrita, jornalismo judicial, temas sensíveis da atualidade. O módulo que ficou a cargo da equipa IBERIFIER designou-se de ” Ferramentas para identificar e verificar desinformação”.

Outra parte do curso contou com formados dos países lusófonos: jornalistas de Cabo Verde, Angola e Moçambique. As formações foram disponibilizadas online com o apoio dos sindicatos, outras instituições locais, e o apoio da Escola Lusa. Um terceiro grupo de formações juntou jornalistas no ativo com estudantes de comunicação social e jornalismo. Durante o mês de Junho, decorrerá outro “workshop” para um grupo de jornalistas do Norte do país, nas instalações da agência Lusa, no Porto.

Uma das formações juntou na Universidade de Coimbra as formadoras Dina Margato e Vivian Rangel (foto), profissional da plataforma de verificação espanhola Maldita.es. Este curso foi promovido pelo laboratório MediaTrustLab, que junta investigadores da Universidade de Coimbra com investigadores da Universidade da Beira Interior.

As formações foram coordenadas e lecionadas pelos professores Miguel Crespo, Vítor Tomé e Dina Margato. Os programas utilizam materiais dos manuais criados pelas equipas IBERIFIER.

Otros artículos

Spain & Portugal fact-checking brief – Q2 March-May 2025

Iberifier-ReportQ2Download

EDMO: Best of fact-checking by country

The European Digital Media Observatory (EDMO) showcases the most important fact-checking efforts across Europe through an interactive map. More information here.

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática – Madrid, 11 septiembre 2025

Jornada FORTA & IBERIFIER sobre alfabetización mediática Fecha: Jueves, 11 de septiembre de 2025, de 9:30 a 14:00Lugar: Aula Magna, Edificio Alumni, Universidad de Navarra (c/ Marquesado de Sta. Marta, 3, 28027 Madrid)Inscripción: Gratuita Una jornada...

Plataforma internacional de IA para facilitar verificação de factos conta com organizações IBERIFIER

Os verificadores da chancela IBERIFIER - Maldita.es, Newtral, Polígrafo, Verificar - fazem parte da nova ferramenta Global Fact - Check Bot, uma iniciativa desenvolvida pelos membros do organismo que certifica "fact-checkers", o Internacional Fact...

Como encaram as diferentes gerações os desafios colocados pela Inteligência Artificial?

Miguel Crespo explicou aos bibliotecários portugueses como funcionam as principais aplicações de Inteligência Artificial, IA, quais as vantagens e fragilidades de cada uma delas, que desafios está a colocar às diferentes gerações e como...