Os portugueses estão a evitar cada vez mais notícias e a invasão da Ucrânia é o tema noticioso que os portugueses mais põem de parte, revela o relatório “Digital News Report 2023”. Isto não quer dizer que o interesse pelas notícias tenha caído, revela o balanço apresentado em Portugal pelo Observatório da Comunicação, Obercom, que integra o projeto IBERIFIER. Até aumentou muito subtilmente. A maior parte dos interessados em notícias declara preferir notícias com tom positivo que tratem a resolução de problemas.
Cerca de 40% (37,6%) diz evitar o tema da Guerra na Ucrânia de forma ativa. Seguem-se, nesta tabela, as notícias relacionadas com Entretenimento e celebridades (33,8%), o Desporto (30,6%) e as notícias sobre Crime e segurança (30,6%).
Os temas ou tópicos que os portugueses menos evitam são as Notícias locais ou regionais (7,0%), sobre Cultura (8,4%), Ciências e Tecnologia (9,4%) e Ambiente e alterações climáticas (9,8%).
O evitar ativo de notícias afirma-se como uma tendência global à qual Portugal não foge. No Digital News Report 2023, o Portugal encontra-se numa posição intermédia, entre 46 países, com sensivelmente um terço da população a evitar ativamente notícias.
De salientar também que os portugueses evitam notícias de forma indiscriminada, em detrimento de forma mais seletivas, com 48%, dos que dizem evitar notícias, a afirmar que pura e simplesmente reduzem o acesso àquelas, enquanto 40,8% dizem evitar aceder a fontes específicas de notícias. Só 20,4% dos inquiridos afirma evitar apenas tópicos específicos.
Apesar do quadro aqui apresentado, 52,1% dos portugueses que utilizam a internet dizem ter interesse por notícias, registando-se até um ligeiro aumento, de 1 pp, face ao ano anterior. No entanto, a maior parte desses (63,9%) afirma
estar mais interessando em notícias com um pendor positivo e construtivo ou notícias que se foquem mais em soluções e não apenas em problemas.
Esta pesquisa em grande escala recolhe dados de 46 países. O tamanho total da amostra foi de 93.895 adultos, com cerca de 2.000 por país. E o trabalho de campo foi realizado no final de janeiro/início de fevereiro de 2023.
O Reuters Digital News Report 2023 (ReutersDNR 2023) é o décimo segundo relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o nono relatório a contar com informação sobre Portugal. Enquanto parceiro estratégico, o OberCom – Observatório da Comunicação colaborou com o RISJ na conceção do questionário para Portugal, bem como na
análise e interpretação final dos dados.
Relatório completo aqui: https://obercom.pt/digital-news-report-portugal-2023/