Vítor Tomé apresentou uma comunicação intitulada “Aproximando mundos: jornalistas formam professores em Literacia dos Media”, que partiu do trabalho desenvolvido pelo projeto IBERIFIER, no VII Congresso Internacional de Competências Mediáticas, que decorreu, entre 15 e 17 de outubro, em San José, na Costa Rica. Charo Sábada, ao seu lado na foto, também membro da equipa IBERIFIER, moderou a sessão “Novas estratégias em formação de professores em Edocomunicação”.
A comunicação do também professor da Universidade Autónoma baseou-se em dados recolhidos, através de questionário e de relatórios desenvolvidos em 17 formações desenvolvidas em Portugal entre 2019 e 2023, envolvendo mais de 300 professores dos vários níveis de ensino. Os resultados revelam que os docentes valorizam a formação ministrada por jornalistas, conseguem planificar e implementar projetos de Literacia dos Media nas suas escolas, mas revelam precisar de apoio e monitorização.
No que se refere a temáticas, a desinformação é um tema que lhes interessa, mas dividem-se quanto à duração e organização de formação na área.
Charo Sábada, professora da Universidade de Navarra, tem desenvolvido investigação na área. É autora do livro “La generación interativa em Iberoamérica”. Este encontro internacional reuniu inúmeros especialistas internacionais na área da literacia para os média.