Relatório IBERIFIER: Imigração entre os temas mais visados pela desinformação em Espanha e Portugal

Narrativas anti-imigração, fraude eleitoral nas Eleições Europeias e a questão de género de uma atleta nos Jogos Olímpicos de Paris foram os temas mais repetidos na desinformação detectada pelos verificadores ibéricos, de Espanha e Portugal, entre os meses de junho e agosto. O balanço do relatório “Spain and Portugal fact checking brief” resulta da análise elaborada pelos projetos Maldita, Newtral, Efe Verifica e Verificat espanhóis, e pelo Polígrafo português, verificadores que integram o IBERIFIER.

A análise trimestral conclui que as narrativas anti-imigração continuam a crescer e que estão a concretizar-se sobretudo a partir de conteúdos que associam imigrantes a atos de vandalismo, crime, e que sustentam a percepção de que estamos diante de um aumento de insegurança.

Os verificadores não detectaram, porém, uma forte conexão entre as narrativas desinformativas de Espanha e Portugal. A exceção de relevância envolveu uma alegação falsa que teve origem em Espanha e que tentou culpar um imigrante ilegal pelo assassinato de uma criança, em Mocejón, Toledo. A narrativa foi desmascarada por diferentes plataformas espanholas de fact-checking, como Maldita, Newtral, EFE Verifica e Verificat e também pelo verificador português Polígrafo. Em Espanha, foi rapidamente revelado que o autor do crime não era estrangeiro, o que contribuiu para o bloqueio da disseminação da desinformação.

Um outro exemplo de narrativas anti-imigração é o vídeo no qual se vê um grupo de homens destruindo uma sala de refeições de um restaurante em Tenerife. Os verificadores demonstram que se tratava de um protesto realizado no Parlamento Queniano. Um outro vídeo mostra um líder da comunidade do Bangladesh, em Lisboa, a encorajar os imigrantes a investir em todos os sectores da economia com o objetivo de disseminar a sua religião, mensagem que resultou de uma tradução incorreta.

No campo da desinformação relacionada com Eleições Europeias identificaram-se conteúdos que anunciavam golpes eleitorais que estariam a ser preparados para o dia do escrutínio e compra de votos.

Tal como em Espanha, as questões de género relacionadas com a lutadora de boxe Imane Khelif, que participou nos Jogos Olímpicos de Paris, suscitaram muita desinformação e controvérsia.

Na área do ambiente, entre os tópicos desinformativos destacam-se: os veículos elétricos são perigosos porque se incendeiam com facilidade e a seca acontece na sequência da dissolução das nuvens provocada pela aplicação de produtos químicos.

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um inquérito de tendências respondido por todos os membros verificadores que fazem parte do projeto IBERIFIER.

O relatório completo apresenta os detalhes e os links para as verificações efetuadas: IBERIFIER Report

 

Otros artículos

IBERIFIER Report – Spain & Portugal fact-checking brief

This quarterly report collects the main hoaxes and disinformation narratives detected in Spain and Portugal from June to August 2024 by the fact-checking organisation integrated into the IBERIFIER hub. Iberifier-ReportQ1-24_pdfversion (1)Download

Costa Rica: Professores valorizam formação realizada através de jornalistas

Vítor Tomé apresentou uma comunicação intitulada "Aproximando mundos: jornalistas formam professores em Literacia dos Media", que partiu do trabalho desenvolvido pelo projeto IBERIFIER, no VII Congresso Internacional de Competências Mediáticas, que decorreu, entre 15...

Academic event: Iberifier and Hybrids projects join forces to explore the impacts of AI on disinformation

On October 24 and 25, Santiago de Compostela will host an academic event focusing on the latest developments in «Artificial intelligence and disinformation» . Organized as part of the HYBRIDS Marie Skłodowska-Curie Action, the...

Lecture in Costa Rica: Charo Sádaba explains the principles and methods of media literacy

Iberifier researcher Charo Sádaba, Professor at the University of Navarra, will give a lecture on media literacy and disinformation on October 15 in San José, Costa Rica. The event is organized by the Spanish...

Brussels: Telegram has channels that spread disinformation without mediation

Researchers from Maldita and the University of Granada presented a study at the conference “Disinformation in the EU 2024-2029: Challenges for a New Term”, held at the Press Club in Brussels on 27 September,...