Relatório IBERIFIER: Imigração entre os temas mais visados pela desinformação em Espanha e Portugal

Narrativas anti-imigração, fraude eleitoral nas Eleições Europeias e a questão de género de uma atleta nos Jogos Olímpicos de Paris foram os temas mais repetidos na desinformação detectada pelos verificadores ibéricos, de Espanha e Portugal, entre os meses de junho e agosto. O balanço do relatório “Spain and Portugal fact checking brief” resulta da análise elaborada pelos projetos Maldita, Newtral, Efe Verifica e Verificat espanhóis, e pelo Polígrafo português, verificadores que integram o IBERIFIER.

A análise trimestral conclui que as narrativas anti-imigração continuam a crescer e que estão a concretizar-se sobretudo a partir de conteúdos que associam imigrantes a atos de vandalismo, crime, e que sustentam a percepção de que estamos diante de um aumento de insegurança.

Os verificadores não detectaram, porém, uma forte conexão entre as narrativas desinformativas de Espanha e Portugal. A exceção de relevância envolveu uma alegação falsa que teve origem em Espanha e que tentou culpar um imigrante ilegal pelo assassinato de uma criança, em Mocejón, Toledo. A narrativa foi desmascarada por diferentes plataformas espanholas de fact-checking, como Maldita, Newtral, EFE Verifica e Verificat e também pelo verificador português Polígrafo. Em Espanha, foi rapidamente revelado que o autor do crime não era estrangeiro, o que contribuiu para o bloqueio da disseminação da desinformação.

Um outro exemplo de narrativas anti-imigração é o vídeo no qual se vê um grupo de homens destruindo uma sala de refeições de um restaurante em Tenerife. Os verificadores demonstram que se tratava de um protesto realizado no Parlamento Queniano. Um outro vídeo mostra um líder da comunidade do Bangladesh, em Lisboa, a encorajar os imigrantes a investir em todos os sectores da economia com o objetivo de disseminar a sua religião, mensagem que resultou de uma tradução incorreta.

No campo da desinformação relacionada com Eleições Europeias identificaram-se conteúdos que anunciavam golpes eleitorais que estariam a ser preparados para o dia do escrutínio e compra de votos.

Tal como em Espanha, as questões de género relacionadas com a lutadora de boxe Imane Khelif, que participou nos Jogos Olímpicos de Paris, suscitaram muita desinformação e controvérsia.

Na área do ambiente, entre os tópicos desinformativos destacam-se: os veículos elétricos são perigosos porque se incendeiam com facilidade e a seca acontece na sequência da dissolução das nuvens provocada pela aplicação de produtos químicos.

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um inquérito de tendências respondido por todos os membros verificadores que fazem parte do projeto IBERIFIER.

O relatório completo apresenta os detalhes e os links para as verificações efetuadas: IBERIFIER Report

 

Otros artículos

Spain & Portugal fact-checking brief – Q1 December-February 2025

IberifierFact-checkingbriefDownload

IBERIFIER promotes media literacy in rural areas of Spain

IBERIFIER talk on media literacy in Lerín, Navarra

IBERIFIER em Cabo Verde: Desinformação e Inteligência Artificial em análise no Dia da Liberdade de Imprensa

Miguel Crespo, um dos coordenadores do IBERIFIER em Portugal, participou em duas palestras em Cabo Verde, nos dias 2 e 3 maio. No dia 2, protagonizou uma sessão junto dos alunos de Jornalismo e...

EDMO: Best of fact-checking map in April by country

The European Digital Media Observatory (EDMO) has introduced an interative map showcasing fact-checking efforts across Europe, enabling users to explore verified work by independent organisations. This tool, updated monthly, highlights key investigation and debunked...

Portugal will have a rapid response system to report disinformation before elections

For the first time in the legislative elections on 18 May, Portugal will implement a rapid response system to report disinformation as part of the European Commission's strategy against disinformation, according to researchers involved...