Vítor Tomé, coordenador da área de Literacia do IBERIFIER, apresentou, no dia 2 de julho, na “Global Media and Culture Conference”, em Salónica, Grécia, algumas conclusões da experiência em curso em Cabo Verde, desenvolvida em parceria com a ONG Magnaligue.
Esse projeto IBERIFIER consiste na formação de professores nas áreas da literacia para os média e tem decorrido por diversas fases, desde 2022. No ano passado, por exemplo, mais propriamente, em setembro de 2024, foi realizada uma campanha de sensibilização sobre a necessidade de verificar peças informativas na Escola Secundária Horace Silver, na cidade do Porto Inglês (Ilha do Maio). Participaram professores do 2.º e 3.º ciclos bem como do Ensino Secundário, que, na reta final, criaram mensagens em crioulo e português, que foram publicadas na página web e na página do Facebook da escola.
Em maio de 2025 teve lugar uma sessão de formação focada especificamente em Inteligência Artificial (IA) e desinformação, também no Auditório da Escola Horace Silver, Porto Inglês.