Este relatório é resultado de um protocolo de colaboração estabelecido entre o MediaLab CIES Iscte e a CNE – Comissão Nacional de Eleições, com o apoio da Agência LUSA e Democracia em Xeque, para a monitorização e despistagem de desinformação política no contexto das eleições legislativas de 18 de maio de 2025, em Portugal. É produzido e publicado pelo OberCom – Observatório da Comunicação no âmbito do trabalho do observatório enquanto membro do IBERIFIER – Iberian Digital Media Observatory.
Este documento faz um levantamento de conteúdos publicados nas redes sociais Facebook, Twitter/X, Instagram e TikTok, em Portugal no período de pré-campanha e campanha eleitoral, entre 21 de abril e 18 de maio, nalguns casos estabelecendo comparações com os atos eleitorais de 2024 e 2022.
O relatório está organizado em seis capítulos: (1) análise da quantidade, alcance e interação das publicações dos partidos; (2) análise equivalente aplicada aos líderes partidários; (3) análise das menções aos candidatos nas redes sociais; (4) comparação das narrativas sobre imigração e corrupção entre as eleições legislativas de 2022, 2024 e 2025; (5) identificação das principais narrativas desinformativas e dos seus principais disseminadores nas eleições legislativas de 2025; e (6) identificação das estratégias de amplificação da desinformação observadas.
Os dados recolhidos indicam que o partido Chega e André Ventura são os atores políticos que conseguem um melhor desempenho em captar a atenção dos utilizadores de redes sociais. O X é a rede de eleição para discussão de temas políticos e eleitorais entre os cidadãos, mas o Facebook é aquela que proporciona mais interações e visualizações aos conteúdos dos partidos e candidatos, havendo um crescimento notório do TikTok.
O relatório conclui que o tema da imigração se tornou central na discussão política em Portugal, tendo superado largamente o tema da corrupção, que tinha sido central em atos eleitorais anteriores. Entre 2024 e 2025 aumentou em mais de 200% o número de publicações sobre imigração no Facebook em Portugal. Em resultado disso, grande parte dos episódios de desinformação detectados inscrevem-se nas narrativas de que “Portugal está a ser invadido” e de que existe um processo de “islamização” em curso no nosso país.
Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call DIGITAL-2023-DEPLOY-04, European Digital Media observatory (EDMO) – National and multinational hubs – Project: IBERIFIER Plus – 101158511.
Citação Recomendada (APA 7th):
Cardoso, C., Moreno, J., Narciso, I., Couraceiro, P., & Santos, J. (2025). Legislativas 2025 – Informação e desinformação nas redes sociais. OberCom – Observatório da Comunicação. https://doi.org/10.5281/zenodo.15781756
O relatório está disponível abaixo na íntegra, em português e em inglês.
