Curso para jornalistas em Coimbra: Desconfiar da foto do beijo do presidente

O curso de literacia digital contra a desinformação que decorreu dia 22 junho em Coimbra junto dos jornalistas do Diário de Coimbra começou pela crescente constatação de desconfiança sobre os conteúdos de média, demonstrada pela primeira reação à foto em que o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa beija a barriga de uma grávida, que se tornou viral na semana anterior. Quando surgiu a imagem, questionaram: “Será verdadeira?”.

No final da formação, um denominador comum nos seus comentários: a utilidade de possuir mais conhecimentos e ferramentas para lidar com a desinformação. Sublinharam ainda que a informação sobre estas matérias é decisiva para o futuro do jornalismo e que por isso deveria chegar a muitos outros jornalistas e públicos.

A primeira parte da formação, que consistiu numa abordagem teórica sobre conceitos relacionados com o tema e sua problematização, teve uma participação elevada, destacando-se o diálogo entre estagiários e jornalistas experientes.

Na segunda parte, avaliaram-se materiais “suspeitos” que se tornaram virais nas redes sociais e aplicaram-se conhecimentos recorrendo a aplicações para esse efeito.

O primeiro curso “Literacia Digital em ação contra a ‘desinfomedia'” aconteceu nos Açores. Dina Margato, da equipa IBERIFIER, foi a responsável pela condução deste “workshop” em Coimbra.

Ainda em fase piloto, o “workshop” integra um conjunto de iniciativas que destinadas a jornalistas, formadores e professores, com o objetivo que explicar como se processa a desinformação, desde a sua produção, aos seus efeitos.

Em Espanha, estão também a decorrer cursos similares junto de jornalistas e estudantes de jornalismo

Otros artículos

Iscte recebe estatuto de “sinalizador de confiança” no combate à desinformação

A Anacom, entidade responsável pela implementação em Portugal do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA), atribuiu ao Iscte o estatuto de sinalizador de confiança no âmbito do combate à desinformação, ao discurso de ódio e às...

Politicians and platforms play a key role in the spread of disinformation

Disinformation is being used by some politicians and amplified by digital platforms that do not always assume responsibility for the content they disseminate. The warning was issued in an interview with El Mundo by...

Disinformation regarding the Ukrainian army and its president

More than two million views were recorded on disinformation content targeting the Ukrainian army and foreign fighters supporting Ukraine, according to an international report coordinated by Fundación Maldita.es on Russian interference campaigns. Some false...

Immigration-related disinformation leads misleading content during Portugal’s 2026 presidential election period

Anti-immigration narratives have been the most prominent form of disinformation detected during Portugal’s 2026 presidential election, accounting for the largest share of misleading content identified to date by researchers from Iscte/IBERIFIER, within the framework...