O curso de literacia digital contra a desinformação que decorreu dia 22 junho em Coimbra junto dos jornalistas do Diário de Coimbra começou pela crescente constatação de desconfiança sobre os conteúdos de média, demonstrada pela primeira reação à foto em que o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa beija a barriga de uma grávida, que se tornou viral na semana anterior. Quando surgiu a imagem, questionaram: “Será verdadeira?”.
No final da formação, um denominador comum nos seus comentários: a utilidade de possuir mais conhecimentos e ferramentas para lidar com a desinformação. Sublinharam ainda que a informação sobre estas matérias é decisiva para o futuro do jornalismo e que por isso deveria chegar a muitos outros jornalistas e públicos.
A primeira parte da formação, que consistiu numa abordagem teórica sobre conceitos relacionados com o tema e sua problematização, teve uma participação elevada, destacando-se o diálogo entre estagiários e jornalistas experientes.
Na segunda parte, avaliaram-se materiais “suspeitos” que se tornaram virais nas redes sociais e aplicaram-se conhecimentos recorrendo a aplicações para esse efeito.
O primeiro curso “Literacia Digital em ação contra a ‘desinfomedia'” aconteceu nos Açores. Dina Margato, da equipa IBERIFIER, foi a responsável pela condução deste “workshop” em Coimbra.
Ainda em fase piloto, o “workshop” integra um conjunto de iniciativas que destinadas a jornalistas, formadores e professores, com o objetivo que explicar como se processa a desinformação, desde a sua produção, aos seus efeitos.
Em Espanha, estão também a decorrer cursos similares junto de jornalistas e estudantes de jornalismo