O ecossistema das aplicações que permitem a partilha em pdf de edições de jornais não é estável. O encerramento é uma prática regular, assim como a sua substituição para outro alojamento digital. O relatório Obercom revela que em junho de 2022 foram encerrados 11 grupos e canais de Telegram, na sequência da ação da Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) e que entre os grupos e canais suspensos encontrava-se o grupo Jornais e Revistas (PT)®, que reunia mais de 60 mil membros.
De qualquer modo, esse fecho não é definitivo, uma vez que os canais e grupos possuem planos de contingência. Como foi observado pelos investigadores, este canal reabriu quase imediatamente, com um nome similar, tendo alterado apenas o seu ícone de imagem.
Refira-se que a partilha não autorizada de um jornal em formato pdf representa, no atual contexto, perdas potenciais para as marcas mass-mediáticas, pode ler-se no relatório Obercom, publicado a 22 de julho, organismo parceiro do Iberifier. Isto ao contrário do que sucede com a partilha de links com conteúdos noticiosos presentes em redes e media sociais (como o Facebook ou Twitter) e em apps de mensagens (como o Whatsapp ou Telegram), que geram receitas para as marcas noticiosas ao conduzir os consumidores até aos seus sites.