Os investigadores do IBERIFIER Miguel Crespo e Vitor Tomé (moderador) participaram na mesa redonda “Desinformação e Infodemias: o papel da Literacia Mediática”, no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania (LMC), que decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, nos dias 21 e 22 de abril, sob o tema “Transição digital e políticas públicas”.
No debate estiveram em destaque questões como o papel dos algoritmos na seleção de informação e como podem ser usados no combate à desinformação, as implicações da inteligência artificial, IA, e de modelos de linguagem de grande escala, o lugar do jornalismo e dos jornalistas no combate à desinformação, a formação de cidadãos em cibersegurança, as ações de literacia mediática em curso, seja por entidades públicas e privadas ou de projetos como o IBERIFIER.
Além de Miguel Crespo, foram ainda intervenientes Helena Martins, diretora de Políticas Públicas da Google para Portugal e Espanha, Lino Santos, diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, e Mário Figueiredo, professor do Instituto Superior Técnico e um dos mais reconhecidos cientistas portugueses na área da inteligência artificial.
Ainda no Congresso LMC, o investigador Vitor Tomé apresentou a estratégia do Observatório IBERIFIER em termos de formação de professores e outros educadores, no decorrer do Bloco 10 de comunicações livres, subordinado ao tema “Novos desafios na Educação para os Media”. A comunicação apresentada teve como tema “Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno”.