O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, CIES, do ISCTE – IUL organizou, entre 26 e 28 de abril, um conjunto de seis visualizações do documentário norte-americano “Trust Me”, numa iniciativa em que teve como parceiros a Getting Better Foundation, uma organização norte-americana que financiou e promove o documentário e a Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa, que financiou os eventos.
O documentário aborda as causas e consequências da desinformação, apresentando exemplos concretos de geografias diversas, desde os Estados Unidos da América, à Nova Zelândia e à Índia. Conta ainda com a participação de especialistas internacionais em literacia dos media, psicologia, educação, engenharia e ativismo.
O primeiro debate decorreu no Auditório JJ Laginha, a 26 de abril, tendo contado com alunos e professores do ISCTE-IUL (foto). Após a visualização do documentário, foi realizado um debate que contou com a presença de Belinha de Abreu, presidente do International Council for Media Literacy (EUA), Rosemary Smith, CEO da Getting Better Foundation, Miguel Crespo e Vitor Tomé, ambos investigadores do IBERIFIER.
Seguiram-se debates na Escola Secundária de Caneças (Odivelas), Instituto Superior Técnico (American Corner), Agência LUSA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (American Corner) e na Universidade Autónoma de Lisboa.
Os eventos ficaram marcados pelas questões dos participantes nos debates, designadamente estudantes do Secundário e do Superior, docentes, investigadores, e outros interessados, tendo sido estabelecidas pontes com o Observatório IBERIFIER e com o trabalho desenvolvido pelo Observatório da Comunicação em Portugal.