Gustavo Cardoso explicou no podcast promovido pela Revista Visão porque é tão difícil regular as redes sociais. Desde logo, explicou o professor catedrático do ISCTE – IUL, coordenador do projeto IBERIFIER em Portugal, porque não nos podemos esquecer que todas as redes sociais são um negócio e o seu objetivo é sempre o lucro. Ora se nem tudo o que viral é aceitável, há tendência para que os assuntos que provocam discordância serem mais partilhados, e gerarem mais vantagem financeira, explicou. A própria natureza do meio dificulta a atuação junto das empresas.
A reflexão particular sobre as redes sociais, divulgada em emissão de 10 de novembro, está disponível aqui, a partir do minuto 31: https://visao.pt/atualidade/politica/irrevogavel/2023-11-10-na-guerra-nao-ha-santos-o-ocidente-tambem-faz-propaganda-diz-gustavo-leitao-cardoso/. Gustavo Cardoso destaca, entre outras ideias, que as redes sociais têm um lado benéfico que é mostrar-nos o que a sociedade tem. “É preferível conhecer o que existe”.
Na primeira parte do programa, conduzido pelo jornalista da Visão João Amaral Santos, o sociólogo e especialista em comunicação analisou a propaganda que está a ser difundida acerca dos conflitos bélicos Ucrânia e Rússia, e Israel e Hamas. “A propaganda mantém os mesmos graus de eficiência, mudou foi a forma como funciona”, disse. Na atualidade, a informação chega às pessoas sem a intermediação jornalística, chega diretamente, pelo que nem conhece filtros. E “às vezes ver para crer não chega, pois circula muito conteúdo manipulado”.