O investigador do IBERIFIER Miguel Crespo é o novo director do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, Cenjor. Miguel Crespo é professor no ISCTE – IUL, Instituto Universitário de Lisboa, especialista em novos média e novas plataformas, e tem um vasto currículo na formação de jornalistas.
O Cenjor, instituição de referência na formação de jornalistas em Portugal, é, aliás, um dos parceiros do projeto IBERIFIER. Desta aliança tem resultado um conjunto de iniciativas formativas em literacia mediática, que já alcançaram países de língua portuguesa como Cabo Verde, a Angola e Moçambique.
A notícia da nomeação aconteceu dia 19 de janeiro, durante o V Congresso de Jornalistas, que decorreu em Lisboa entre 18 e 21 de janeiro. Aos jovens estudantes de jornalismo, oriundos de várias universidades do país, que integraram a redação criada propositadamente para fazer a cobertura do evento, Miguel Crespo referiu: “Não basta formar jornalistas, mas envolver os jornalistas, pois é preciso explicar o que é jornalismo para qualquer tipo de público, e portanto o Cenjor irá continuar a desenvolver o mais possível este tipo de ações”, concluiu. A foto é da autoria de Catarina Sousa, da Universidade Europeia.