O Observatório Ibérico de Média Digitais, IBERIFIER, que em Portugal conta com investigadores que pertencem ao Observatório da Comunicação, OberCom, e ao Centro de Investigação em Estudos de Sociologia, CIES – ISCTE, identificou e caracterizou os meios de comunicação existentes em Portugal. O levantamento foi desenvolvido no decorrer de 2022 e revela que Lisboa é o distrito onde se concentra o maior número de média, um total de 482, seguindo-se Porto, com 132 e Braga, com 97. Um total de 1229 meios de comunicação, 27% opera na zona da capital. Por outro lado, 27% dos municípios não possui qualquer meio informativo.
No que se refere a financiamento, a publicidade continua a ser o principal mecanismo adotado, identificado em 69% dos média. O modelo subscrição integra a estratégia de 28% dos meios e os donativos correspondem a 5%. As plataformas sociais mais utilizadas pelos meios são o Facebook, com 88% e o Instagram, com 49%. O podcast está presente em 14% dos meios. O recurso ao Tik Tok é discreto: 1%.
Estes e outros dados integram o mapeamento exaustivo que pode ser consultado em plataforma criada para esse efeito, que será disponibilizada durante esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro.